top of page
Buscar

Diferenças entre Aditivo Sintético e Orgânico para Radiador

  • Foto do escritor: Vasconcelos Motors
    Vasconcelos Motors
  • 26 de out. de 2018
  • 3 min de leitura

Atualizado: 9 de nov. de 2018

O aditivo para radiador é um dos produtos que tem papel indispensável para seu carro. Mas afinal, você sabe pra que ele serve e qual a diferença entre os aditivos Orgânicos e Sintéticos?


Qual a função do aditivo?

A principal função do aditivo para radiador é a de aumentar a temperatura de ebulição da água, ou seja, ele faz com que, quando a temperatura interna do motor passa a de ebulição da água, de 100° Celsius, ela ainda se encontre no estado líquido e cumpra seu papel de resfriar a temperatura, processo muito importante para o motor do carro, evitando que ele superaqueça e possivelmente venha a fundir, queimar junta do cabeçote ou empenar o cabeçote, dentre outros possíveis problemas.

Ouras funções dos aditivos para radiadores são, por exemplo, a de evitar a corrosão de componentes do sistema de arrefecimento do veículo, que com o uso de água para o resfriamento, teriam o risco de iniciar uma oxidação destes componentes. Além disso, alguns dos aditivos presentes no mercado utilizam substâncias que também promovem a lubrificação da bomba d’água, para seu melhor funcionamento.


Aditivos Orgânicos e sintéticos, qual a diferença?

Apesar de servirem para a mesma função, estes dois tipos de aditivos possuem suas diferenças, que podem ser notadas desde a cor em que são comercializados (que geralmente varia entre verde, vermelho e laranja para os aditivos orgânicos, e verde para os sintéticos), até na composição e na durabilidade dos mesmos.

Os aditivos orgânicos, como o próprio nome já diz, usam componentes de origem orgânica, portanto são biodegradáveis e não oferecem riscos de poluição ao meio ambiente. Além disso, estes duram mais tempo que os aditivos sintéticos, por não conterem silicatos e fosfatos, presentes nos aditivos inorgânicos. A troca deste aditivo pode variar dependendo do modelo do automóvel ou da marca, mas em geral, deve ser realizada uma vez a cada cinco anos, ou a cada 240.000 km.

Este tipo de aditivo deve atender a norma NBR 15297, que regula a sua fabricação, a fim de obter a melhor qualidade. Segundo a ABNT, o objetivo desta norma é:

“Especificar os requisitos exigíveis e os ensaios para determinação das características dos líquidos de arrefecimento concentrados tipo orgânico à base de monoetilenoglicol, destinados à preparação da solução refrigerante que, por sua vez, deve promover o arrefecimento do motor endotérmico e conferir proteção adequada contra congelamento, fervura, cavitação e corrosão.”

Já no caso dos aditivos sintéticos, também chamados de inorgânicos, há um grande risco de contaminação do meio ambiente, pois são inteiramente produzidos em laboratório, através de substâncias de caráter não orgânico, portanto não biodegradáveis.

No caso deste tipo de aditivo, a norma de fabricação a ser seguida é a NBR 13705, que segundo a ABNT, tem como objetivo:

“Especificar os requisitos e os métodos de ensaio para a determinação das características dos aditivos concentrados dos tipos monoetilenoglicol e monopropilenoglicol, tipos A e B, destinados à preparação da solução refrigerante, que por sua vez deve promover o arrefecimento do motor endotérmico e conferir proteção adequada contra o congelamento, fervura, cavitação e corrosão.”


ree

Nunca utilizei, ou não sei se já foi utilizado aditivo para radiador em meu carro, como posso resolver isto?

Neste caso, um diagnóstico simples pode te ajudar muito. Verifique o estado do seu reservatório de líquido de arrefecimento, que geralmente, devido à presença de aditivo, deve se encontrar nas cores do mesmo, caso o líquido de arrefecimento ou até o próprio reservatório tenham uma cor marrom, significa que a água que está sendo utilizada no motor está carregando ferrugem, e está na hora de procurar o mecânico.

Caso você tenha a certeza de que nunca utilizou o aditivo para radiador no seu veículo, saiba que ele já vem de fábrica, inserido no reservatório pela própria montadora do veículo, então é hora de verificar no manual de proprietário, ou com um mecânico de confiança, se já não está na hora de realizar a troca.

 
 
 

Comentários


BLOG

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Auto Peças Vasconcelos Ltda. -  CNPJ 80.694.961/0001-82- Rua: Theodoro Holtrup, 660 Blumenau SC 89035-300
Telefone: +55  47  3323-4655

bottom of page